Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Chanfros nas Janelas de Cilindro de Motores de 2 Tempos

A execução de "chanfros" (quebra dos cantos vivos) nas janelas de cilindros de motores de 2 Tempos em muitas vezes e negligenciada quando dos procedimentos de retifica e mesmo pela falha na inspeção antes da montagem por parte dos técnicos mecânicos dos respectivos motores, sendo algo que nos preocupa e que nos impele a compartilhar convosco e cooperar com o mercado com informações e serviços que venham a evitar prejuízos financeiros, de tempo ee desperdício de materiais (produtos acabados).

Ocorre que após a usinagem (retifica) dos cilindros de 2 Tempos para um "desejável", novo e perfeito ajuste entre pistão/anéis e as camisas de cilindros, estas vêm a ficar comprometidas por cantos vivos em suas janelas (admissão, transferências e escape) e formados pelo processo de usinagem em si com "sobras/acumulo" de metal, demandando portanto, a máxima atenção no sentido de se executar os procedimentos de chanfros das mesmas e garantir assim, um perfeito funcionamento e assentamento entre as partes, sendo este quesito, critico, no que diz respeito a performance e "vida útil" do motor, sem mencionar "performance"!

Na falha em se executar os referidos "chanfros" das janelas, e quando do funcionamento do motor, os anéis e suas estruturas são comprometidos com desgaste prematuro e "irregular" (tornam-se como laminas) com consequentes desgastes e danos gerais às respectivas camisas e com posteriores riscos de adentrarem e "engriparem" nas, então, "desgastadas" janelas.

Para a sua referência, observe através dos links abaixo, vídeos da "CC Specialty", lider em equipamentos para preparação/retrabalho dos diagramas dos cilindros de 2 Tempos, em que é apresentado técnicas, equipamentos e suas respectivas ferramentas, ideais para o correto procedimento de chanfros das janelas.

Videos

"Correto Ângulo das Ferramentas de Retrabalho para Transferências de 2 Tempos"

Video 1

Video 2

"Como Executar os Chanfros em Cilindros de 2 Tempos após Retífica"

Video 3

"Chanfros Curtos"

Video 4

Sem dúvida, para os procedimentos de acabamento das janelas, é imprescindível a utilização de equipamentos e ferramentas, como os cito e que irão garantir a execução dos desejáveis, perfeitos serviços para os profissionais ou mesmo amadores que buscam tal objetivo! Entretanto, a falta de equipamentos/ferramental adequado/especifico não "pode" ser impedimento quando a "informação" nos torna conscientes da realidade e necessidade de se fazer o que "tem que se feito"! Apenas torna-os, com certeza, um pouco mais difícil/complicado.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário